Thundarr, o bárbaro
Thundarr the Barbarian (No Brasil:
Thundarr, o bárbaro ou Os Bárbaros) foi um desenho animado de fantasia
científica produzido pela empresa Ruby Spears no começo dos anos 80. Conta a
história do bárbaro chamado Thundarr em um cenário apocalíptico e as suas
aventuras. Thundarr era ajudado pela feiticeira Ariel e por Ookla.
O design de personagens foi feito por duas
lendas: Alex Toth e Jack Kirby, além dos roteiristas Martin Pasko e Steve
Gerber.
Ficha Técnica: Thundarr, The Barbarian ( título original )
Criadores: Steve Gerber, Joe Ruby e Ken Spears
País de origem: Estados Unidos
Produtor: Jerry Eisenberg
Distribuida por: Filmways ( primeira temporada ) Taft Broadcast Warner Bros. Television Destribution ( 1996 - atualmente )
Produtores Executivos: Joe Ruby e Ken Spears
Ano de Produção: 1980
Ano de estréia: 4 de Outubro de 1980 ( Brasil )
Empresa produtora: Ruby Spears
Roteirista(s):
Buzz
Dixon
Martin PaskoMark Evanier
Ted Petersen
Steve Gerber
Christopher Vane
Ted Petersen
Steve Gerber
Christopher Vane
Nº de temporadas: 2
Nº de episódios: 21
Enredo
Em 1994, um gigantesco meteoro, vindo do
espaço sideral, passa entre a Lua e a Terra, partindo a Lua ao meio, provocando
uma destruição em massa. A raça humana é levada à ruína. Dois mil anos depois,
a Terra renasce, um novo e estranho mundo ergue-se do caos, um mundo selvagem,
dominado pela tecnologia e pela feitiçaria. Mas um homem consegue se libertar
das prisões, livre, esse ex-escravo decide combater as forças do mal que
dominam a humanidade.
O herói Thundarr foi inspirado em Conan, o
bárbaro. Neste cenário, Thundarr e seus companheiros, a Princesa Ariel, uma
jovem feiticeira formidável e Ookla, o Mok (que lembra o wookiee Chewbacca de
Star Wars) viajavam o mundo a cavalo, lutando contra magos maléficos que
combinavam magia com as tecnologias do mundo pré-catástrofe.
Inimigos incluem The Brotherhood of Night
(um grupo de lobisomens que poderia transformar os outros em seus lobisomens
por simples toque), o cósmico Stalker dos The Stars (um predador, vampiro
cósmica malévolo), lagartos humanóides, e mutantes. Corridas humanóide animal
inteligente incluem os homens-ratos Groundlings, os homens-crocodilo Carocs, e
os homens-gato- Moks.
As influências de Star Wars pode ser visto
na arma de Thundarr, a Sunsword, que lembra um sabre de luz. A Sunsword pode
desviar outros ataques de energia, bem como mágica, pode cortar quase qualquer
coisa, e pode atrapalhar magias e efeitos mágicos. A Sunsword é magicamente
ligada a Thundarr e, como tal, só ele pode usá-lo; no entanto, esta ligação
pode ser interrompida.
Sunsword ( Espada do sol )
O quadrinista Jack Kirby trabalhou no
design de produção para a série. Enquanto muitas pessoas acreditam que Kirby
foi o designer principal da série (devido principalmente as semelhanças com uma
série criada por ele para a DC Comics, Kamandi: The Last Boy On Earth), os
personagens principais foram de fato projetados pelo também quadrinísta Alex
Toth, que também projetou os populares Space Ghost e Herculóides. Toth, no
entanto, não estava disponível para continuar a trabalhar na série, por isso a
maioria dos bruxos e outros vilões e personagens secundários que aparecem na
série foram desenhados por Kirby. Ele foi trazido para a série por recomendação
pelos roteiristas de quadrinhos e animação, Steve Gerber e Mark Evanier
perceberam que a mesma pessoa que produziu Kamandi poderia contribuir
significativamente para a série. Na verdade, o malvado feiticeiro Gemini, se
assemelha Darkseid, um vilão criado por Kirby, que se tornou adversário do
Superman.
Kamandi é um personagem de histórias em quadrinhos publicados pela DC Comics e foi criado pelo aclamado artista Jack Kirby
A série foi a criação de Steve Gerber,
criador dos personagens Howard the Duck e Wundarr the Aquarian'para a Marvel
Comics. O nome Ookla na verdade vem de Universidade da Califórnia, Los Angeles
(popularmente conhecida como UCLA). Gerber e o amigo Martin Pasko estavam
jantando na área de Westwood uma noite durante o tempo Gerber estava escrevendo
a bíblia para a série. Gerber comentou a Pasko que ele ainda não tinha decidido
sobre um nome para o personagem inspirado nos wookiee que havia sido sugerido
pela emissora, apesar das objeções de Gerber. Como os dois passaram pelo portão
do campus da UCLA, Pasko brincou: "Por que não chamá-lo de
Oo-Clah?". Pasko mais tarde se tornou um dos vários roteiristas que
também seriam conhecidos por seus trabalhos em quadrinhos que também
trabalhariam na série, como Roy Thomas e Gerry Conway . Depois de escrever vários
scripts, individualmente e em colaboração com Gerber, Pasko tornou-se um editor
de história na segunda temporada. Outros escritores incluídos Buzz Dixon e Mark
Jones.
A nova Terra
Após a hecatombe devido o cataclisma
causado pelo asteróide, os poucos humanos passam 2000 anos para restabelecer
uma nova sociedade. A Terra é dominada por tiranos que usam ou poder militar ou
feitiçaria para dominar pequenas áreas de terra (algo como uma segunda era
medieval). Esses tiranos em algumas ocasiões lutam entre si para dominar outros
territórios, ou tentam usurpar áreas dominadas por comunidades pacíficas sem
fins bélicos. O cenário pós-apocalíptico criava um ambiente peculiar a série.
Todos cenários da série era possível ver antigos monumentos como a Estátua da
Liberdade e o relógio Big Ben. Também podiam ser vistos ruínas de navios,
submarinos, aviões, carros, prédios destruídos etc.
Outra peculiaridade que tornava Thundarr
uma série única, era a Lua dividida em duas partes devido a influência da
gravidade do meteoro que passou rente a Terra.
A série Thundarr - O bárbaro foi muito
influenciada pelo medo da humanidade de uma iminente guerra nuclear devida a
guerra fria. Esse fim do mundo próximo perpetrou uma paranóia apocalíptica na
qual acabou influenciando livros, filmes e seriados de TV.
Tecnologia
Após a hecatombe, a humanidade voltou a um
nível tecnológico medieval. Restos da antiga civilização humana ainda podia ser
vislumbrada entre os destroços. No universo de Thundarr, toda essa tecnologia
obsoleta e perdida entre os destroços era totalmente ignorada pela maioria
esmagadora da humanidade. Pouquíssimas pessoas, em geral os magos, tinham algum
conhecimento e acesso à "tecnologia dos antigos" melhorando-a em
benefício próprio ou com propósitos de dominação e hegemonia. Entre os
personagens principais, somente Ariel tinha um vasto conhecimento do mundo
antes da hecatombe.
Magia
Os governantes da Terra pós-cataclismo eram
em geral os magos, bruxos e feiticeiros que impunham terror e dominação sobre
os mais fracos, através de seus vastos poderes místicos. Nessa sociedade
dominada pela magia, os humanos eram tratados como escravos e os mutantes e
monstros se tornaram servos fiéis dos magos reinantes. Os poucos grupos livres
de humanos viviam escondidos, temendo ser capturados pelos bruxos. Embora os
recursos tecnológicos fossem utilizados constantemente, era a magia a fonte
principal de poder nessa era futurista.
Personagens
Thundarr - Corajoso, justo, um tanto
selvagem e impaciente, era um bárbaro humano errante e ex-escravo que se
aventurava por várias terras. Aparentemente, a meta básica de Thundarr era
sobreviver num mundo hostil. Entretanto, o seu senso de igualdade e liberdade o
levaram a se envolver constantemente em lutas contra a opressão e tirania
perpetrada pelos bruxos e magos que ambicionavam poder e hegemonia nessa Terra
futurista. Como arma possuía a SUNSWORD, uma espada mágica capaz de repelir
ataques energéticos ou cortar elementos ultrarresistentes. Sua arma era
claramente uma alusão ao Sabre de luz em Star Wars. O personagem foi inspirado
no personagem Conan - O bárbaro. Sua marca registradas eram as expressões
"Cães do inferno!" e "Ariel, Ookla, vaaaamos!"
Princesa Ariel - Bela, culta e gentil, é
uma grande feiticeira humana e o contraponto de Thundarr na série, no que se
refere à impaciência e brutalidade do amigo. Aliás, Ariel fazia questão de ser
chamada de feiticeira e não de bruxa. Era filha adotiva do poderoso mago tirano
que escravizou Thundarr no passado e abandonou a fortaleza de seu padrasto para
acompanhar o bárbaro em suas aventuras. Detentora de diversas habilidades
místicas, como criar esferas e pontes de energia, campos de contenção e
escudos, tinha uma fraqueza: sua magia não funcionava se suas mãos estivessem
presas. Tinha um grande conhecimento da tecnologia e da história antes da
destruição da Terra, adquirido nas bibliotecas da fortaleza de seu padrasto.
Ookla - Da raça dos Moks - Uma alusão ao
personagem Chewbacca o wookie de Star Wars - Ookla não falava a língua dos
humanos, emitindo vários grunhidos animalescos. Pelo que se nota, Thundaar e
Ariel eram os únicos humanos que entendiam perfeitamente o que Ookla falava. O
mok, por sua vez, entende a língua dos humanos. Outras peculiaridades eram sua
força sobrehumana, seus modos desastrados e uma leve influência felina em seus
traços (chegando a ter uma juba aludindo um leão). Sua montaria era um estranho
animal, diferente de Ariel e Thundarr que montavam cavalos normais. O nome
Ookla foi sugerido por Martin Pasko que ao dirigir, passou pela UCLA
(Universidade da California, Los Angeles). E ele disse: "Por que não
Ucla?". Aliás, a inclusão do personagem Ookla foi uma exigência da produtora,
pois o autor Esteve Gerber não gostava da ideias, por isso não havia criado um
nome para ele.
Inimigos
As principais ameaças enfrentadas por
Thundarr e seus companheiros eram os poderosos magos tiranos que contavam, além
de sua magia, com a tecnologia do futuro e a ajuda de vários mutantes e
monstros em seus propósitos malignos. Dentre muitos, podemos citar lobisomens,
homens-bestas dos mais variados tipos, humanoides, robôs e outros. Os inimigos
mais memoráveis de Thundarr:
Gemini - O único vilão a aparecer em mais de
um episódio. O terrível feiticeiro Gemini usava um capacete estranho que
escondia suas duas faces que se alternavam entre uma feição humana normal e um
rosto maléfico de voz cavernosa e assustadora. Na sua primeira aparição tinha
um séquito de homens-rato como capangas e foi aparentemente destruído pelo
artefato conhecido como Pérola Negra. Porém, retornou na segunda temporada
usando o disfarce de uma múmia, Janus, auxiliado por homens-gavião, para se
vingar dos heróis. Encontrou seu fim ao cair num poço com líquido petrificante
que o transformou numa estátua. Seu visual foi notadamente desenvolvido por
Kirby, lembrando em alguns aspectos o vilão dos quadrinhos Darkseid .
Argoth - O bruxo de mil olhos, inspirado
certamente no ser mitólico Argos. Queria tornar Ariel sua rainha, enviando um
ciclope para capturá-la e eliminar Thundarr e Ookla. Foi tragado por um lago de
areia movediça ao combater os heróis numa floresta encantada capaz de anular a
magia de qualquer feiticeiro.
Mindok - Mago que teve o corpo destruído e
transferiu sua mente para um exoesqueleto robótico. Pretendia criar um novo
corpo indestrutível e, para tanto, despertou uma equipe de cientistas do Século
XX que estava em animação suspensa. Nesse episódio é onde se nota a maior
influência de Jack Kirby no design de personagens e cenários.
Skullis - Uma cabeça monstruosa confinada em
uma redoma, carregada por sinistros servos encapuzados e escoltada por
construtos de pura magia. Seu objetivo era usar pobres humanos hipnotizados na
sua guerra contra o rival Octagon, um bruxo com tentáculos no lugar dos braços
e capaz de lançar fogo pela boca. Entretanto, ambos os vilões foram derrotados
por Thundarr.
Circe - Uma das poucas vilãs que figuraram
na série, Circe era uma velha bruxa presa por uma maldição numa remota ilha e
em um corpo decrépito. Viu na chegada de Ariel e seus amigos a chance de se
libertar e quase consegue seu intento ao trocar de corpo com a princesa. Foi
derrotada e transformada em uma estátua de pedra.
Vasttarr - Talvez o mais poderoso mago da
série, pois não pôde ser derrotado nem mesmo por Thundarr e seus amigos. A
única maneira de derrotá-lo seria através da concretização de uma antiga
profecia, a qual falava de três mulheres que, reunidas, poderiam por fim ao
reinado de tirania de Vasttarr. A história e a própria dinâmica do episódio
sugeriam que a produtora do desenho pretendia lançar as novas personagens como
uma série inédita, talvez em substituição à atual, embora isso nunca tenha se
confirmado.
Vale mencionar a ameaça alienígena de um
dos episódios mais climáticos da série. Vinda do espaço, a criatura cai nas
imediações geladas de uma vila de humanos e se mostra não apenas imune à
Sunsword de Thundarr e à magia de Ariel, mas também um vampiro das estrelas.
Ironicamente, após abduzir todos os humanos da vila, o alien é derrotado pelos
espirros de um Ookla gripado!
Episódios e localidades
Os episódios de Thundarr mostravam muitas
vezes versões decaídas de locais existentes no presente. Abaixo, um parâmetro
deles.
Temporada 1 (1980-1981)
Secret of the Black Pearl ( O Segredo da
Pérola Negra ) - Nova Iorque, Nova Iorque
Harvest of Doom ( Colheita da desgraça
) - Yucatán, México
Mindok the Mind Menace ( Mindok a ameaça da
mente ) - cabo Canaveral, Florida
Raiders of the Abyss ( Caçadores do Abismo
) - Seattle, Washington
Treasure of the Moks ( Tesouro dos Moks ) -
Norfolk, Virginia
Attack of the Amazon Women ( O Ataque das
Mulheres Amazonas ) - Monte Rushmore
The Brotherhood of Night ( A Irmandade da
Noite ) - Washington
Challenge of the Wizards ( O Desafio dos
Feiticeiros ) - Las Vegas, Nevada
Valley of the Man Apes ( O Vale dos Homens
Macacos )- San Fernando Valley, Califórnia
Stalker from the Stars ( O Perseguidor das
estrelas ) - Denver, Colorado
Portal Into Time ( Portal no tempo ) - San
Antonio, Texas
Battle of the Barbarians ( A Batalha dos
Bárbaros ) - San Francisco, California
Den of the Sleeping Demon ( O demônio do
sono ) - San Jose, California
Temporada 2 (1981-1982)
Wizard War ( A Guerra dos feiticeiros ) -
St. Louis, Missouri
Fortress of Fear ( A Fortaleza do Medo ) -
La Brea Poços de alcatrão.
Island of the Body Snatchers ( A ilha dos
ladrões de corpos ) - Londres, Reino Unido
City of Evil ( A cidade do mal ) - Boston,
Massachusetts
Last Train to Doomsday ( O ultimo trem para
o apocalipse ) - unknown (América Central ?)
Master of the Stolen Sunsword ( O roubo da
espada solar )- Beverly Hills e Los Angeles, California
Trial by Terror ( Julgamento pelo Terror )
- Atlanta, Georgia
Prophecy of Peril ( A profecia perigosa ) -
desconhecido
Dubladores:
Thundarr - João Jaci
Ariel - Sônia Ferreira
Gemini - Newton da Matta
Narrador - Garcia Neto
Abertura dublada
Abaixo, uma mostra de personagens que aparecem no decorrer do desenho.
Assistente Dark
Carocs
Chefe Ogro
Chom
Cinda
Gorn
Groundlings
Invasores de Morag
Jiel
Khromm
Kordon
Kublai
Maya
Mazem
Merlik
Morag
Octagon
Rainha Diona
Sarott
Sharra
Sholow
Simius
Valerie Storm
Zervon
líder da irmandade da noite
Mais uma vez dando um show na qualidade dos seus posts.
ResponderExcluirIncrível sua preocupação em mostrar os mínimos detalhes de cada série.
Parabéns...
Eu sempre achei que Thundarr fosse criação da HB e não dá Ruby Spears.
Parabéns mais uma vez!!
Obrigado pelas palavras, meu querido. E vamos melhorando a cada dia. Abraços.
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