sábado, 23 de setembro de 2017

HOMEM PÁSSARO E GALAXY TRIO

HOMEM PÁSSARO E GALAXY TRIO


HOMEM PÁSSARO




Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Bandeirantes, SBT, Cartoon Network, Boomerang e Tooncast.
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1967 a 6 de setembro de 1969.
Duração: 7 minutos.
Temporadas: 2 (40 episódios).
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.


O Desenho.



Homem Pássaro foi uma série de animação que fez bastante sucesso também no Brasil. As aventuras do herói alado são uma prova de que a produtora Hanna-Barbera vivia sua época de ouro na década de 1960. Com roteiros bem elaborados e uma animação ágil, o seriado – que tinha episódios curtos com aproximadamente 8 minutos cada – agradava crianças e adultos. Cada programa trazia, além de dois episódios do Homem-Pássaro, um com o também famoso Galaxy Trio. Os dois desenhos foram criados pela Hanna-Barbera em 1967 e eram distribuídos em conjunto para serem exibidos.
O desenho foi bastante popular e teve muito fôlego – que foi renovado após a primeira temporada com o surgimento do Menino-Pássaro (Bird Boy), que aqui no Brasil nem chegou a ser muito conhecido.

A História.

A identidade secreta do Homem-Pássaro era Ray Randall, um humano comum que ganhou poderes de luz solar do deus do sol Rá. Ele possuía asas em suas costas que lhes davam a capacidade de voar, além disso, ele recebia energia do Sol e conseguia gerar raios com seus braceletes, e campos de força, mas deveria recarregar seus poderes periodicamente através de exposição a luz solar. Em sua base secreta, a “pássaro-caverna”, dentro de um vulcão extinto, no meio de uma cadeia de montanhas rochosas, vivia o herói alado, ao lado do inseparável pássaro Vingador e também do Menino-Pássaro.


Pássaro-Caverna

O herói fazia alguns trabalhos para o governo americano – seu contato, o misterioso chefe da organização, atendia pelo código Falcão 7. O agente, que usava um tapa olho, buscava a ajuda do herói pelo painel de controle da base de operações do Homem Pássaro. Bastava um chamado do Falcão 7, indicando que uma nova ameaça surgiu e que mais uma vez estávamos numa situação de emergência, que o Homem Pássaro saia voando e bradando sua marca registrada: “Hoooooomem Pássaro!”.


Falcão 7


Combatendo fantásticas naves, seres espaciais, monstros aquáticos, destruidoras armas foguetes, robôs, raios laser ou aranhas gigantes o herói nunca desistia na sua luta contra o mal. Porém o nosso grande guerreiro possuía, como todos os heróis, um ponto fraco: Sua fonte de força se encontrava nos raios solares e em toda aventura ele precisava se carregar, voando em direção ao astro rei. O problema é que seus inimigos sempre davam um jeito de prendê-lo longe do sol, esgotando os poderes do herói. Na “hora H”, o herói escapava, reabastecia suas energias e dava conta do recado


Reabastecendo as energias

No Brasil.


A excelente dublagem do desenho no Brasil foi realizada pela Herbert Richers. Nela, os efeitos vocais do personagem Vingador foram mantidos os originais feitos pelo ator Mike Road.


Lista de episódios:


1 – A Ameaça Dr Millenium
2 – X, O Eliminador
3 – O Apresentador Implacável
4 – Apresento-lhes Morto, O Saqueador
5 – Cumulus, o Rei da Tempestade
6 – Nitron, a Bomba Humana
7 – Contra Mammer
8 – A Ameaça
9 – O Ladrão de Cérebros
10 – Uma Luta Desigual
11 – Um Caso Muito Estranho
12 – O Inimigo do Direito
13 – Reductudo
14 – Serpente das Profundezas
15 – Hannibal, O Caçador
16 – O Musgo Púrpura
17 – O Incrível Magnetróide
18 – Vulturo, Príncepe das Trevas
19 – Dr. Freezoids
20 – Asas do Medo
21 – O Número Um
22 – Perigo Por Todos os Lado
23 – Duplicador Mortal
24 – Trio Mortal
25 – Mestre de Maldade
26 – O Camaleão
27 – Homem Pássaro Encontra Menino Pássaro
28 – Imperatriz do Mal
29 – Moréia Mortífera
30 – O Monstro da Montanha
31 – A Vingança do Dr Millenium
32 – A Volta de Vulturo
33 – O Macaco Formiga
34 – O Oeste Bravio
35 – A Volta de Morto
36 – Perigo do Espaço
37 – Mentor, Usurpador de Pensamentos
38 – A Conspiração
39 – Uma Questão de Velocidade
40 – Nitron, a Bomba Humana
Dublagem: Herbert Richers

Dubladores:
Homem Pássaro - Márcio Seixas
Falcão 7 - Pietro Mário


Menino Pássaro - Luiz Manoel



Vingador - Mike Road


GALAXY TRIO



Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Globo e TV Manchete.

Transmissão Original:
 de 9 de setembro de 1967 a 6 de setembro de 1969.
Duração: 7 minutos.
Temporadas: 1 (20 episódios).

Companhia Produtoras: Hanna Barbera Production.

O Desenho.



Criado por Alex Toth e Hanna-Barbera o desenho Galaxy Trio foi uma série de animação com episódios curtos de aproximadamente 8 minutos cada. Cada programa trazia, além de dois episódios do Homem-Pássaro, um com o trio de heróis. Os dois desenhos foram criados pela Hanna-Barbera em 1967 para serem exibidos numa mesma sessão, mas o canal de televisão NBC preferiu lançá-los em dias separados.
A repercussão do segmento foi tão boa que os heróis acabaram sendo adaptados para as histórias em quadrinhos, aparecendo originariamente na revista Hanna-Barbera Super TV Heroes #2 de Setembro de 1968.


Hanna-Barbera Super TV Heroes

A História.



Galaxy Trio era um grupo de super-heróis extraterrestres que combatiam o crime intergalático, cada um provindo de um planeta diferente, mas que possuíam entre si, traços muito parecidos. O grupo era formado pelo Homem-Vapor (Vapor Man), Homem-Meteoro (Meteor Man) e Gravity Girl. Eles patrulhavam o espaço num cruzador chamado Condor e lutavam em nome de uma agência denominada Patrulha Galáctica.
O Homem-Vapor tinha como habilidade principal transformar parte ou o todo de seu corpo em forma gasosa, permitindo voar, e escapar de lugares pequenos ou apertados.

Homem-Vapor

O Homem-Meteoro era um nativo do planeta Meteorus e tinha como habilidade aumentar ou diminuir de tamanho e também ganhava uma força sobre-humana sobre qualquer membro que ele quisesse aumentar. 


Homem-Meteoro 

Já a Garota Flutuadora tinha a habilidade para dobrar as leis da gravidade e com isso conseguindo voar ou erguer objetos muito pesados somente com força de sua mente. Ela era originária do planeta Gravitas e havia deixado sua luxuosa vida para lutar contra o crime com a Patrulha Galáctica, juntando-se ao dois outros heróis

Garota Flutuadora

No Brasil.


Estreou no Brasil em 1977 na Rede Globo quando era exibido aos domingos junto coHomem-Pássaro no domingo aventura.  Em 1979 passou a ocupar o horário das 16h30 dentro da Sessão Aventura, nessa segunda exibição a Globo optou por apresentá-lo separadamente.
Em 1981, ainda na Rede Globo, o desenho foi exibido mais uma vez com Homem-Pássaro, agora dentro do Globo Cor Especial. E nos final dos anos 80 fez parte da programação infantil da TV Manchete.

Lista de episódios:

1 – Homem de Primevia
2 – Vidas em Perigo
3 – Drackmore, o Déspota
4 – Ganância no Espaço
5 – Caídos do Céu
6 – A Lei Imutável
7 – A Invasão
8 – O Planeta-Prisão
9 – O Planeta Pirata
10 – A Volta
11 – Revolta dos Robôs
12 – Fugitivos do Espaço
13 – Escravos do Espaço
14 – A Batalha dos Aquatrons
15 – Mensageiro do Demônio
16 – O Duplitrons
17 – O Olho do Tempo
18 – Mistério do Planeta Adormecido
19 – Homens de Pedra
20 – Titan, o Homem-Titânium
Dublagem: Herbert Richers

Dubladores:


Homem Vapor - Maurício Barroso


Homem Meteoro - José Santana

Garota Flutuadora - Sumára Louise


Fontes: Infantv ( Izaías Corrêa )


Um comentário:

  1. O Cartoon Network brincou muito com o desenho do Homem Pássaro, fazendo paródias dele na programação, logo que o canal estreou aqui no Brasil. Era hilário. E o desenho remete a gente à infância, num tempo em que não havia malícia e o mau era do mal e o bom era do bem.

    ResponderExcluir